A Cidade

A cidade do Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, também conhecida como Noiva do Sol, por ser uma das localidades com maior número de dias de sol no ano, foi fundada em 25 de dezembro de 1599, daí vem o seu nome. A conquista do território não foi fácil, pois os índios Potiguares (que em Tupi-Guarani significa comedor de camarão) combatiam as tentativas de colonização com a ajuda dos franceses. Isso mudou quando uma nova esquadra portuguesa adentra na Barra do Rio Potengi no dia 25 de dezembro de 1597 e doze dias depois, como estratégia de defesa, no dia dos Santos Reis, começa a construção do Forte dos Reis Magos, cartão postal da cidade hoje.

Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de base para os americanos que se instalaram na cidade, provocando forte crescimento econômico e populacional.

A permanência dos militares acabou modificando a rotina e costumes da cidade, que ganhou novos ares. Se antes a capital do Estado era uma vila interiorana, passou a ter fortes traços Norte Americanos em seu cotidiano, com a inclusão de gírias e expressões em nosso vocabulário informal, a chegada de novos ritmos musicais nas radiolas e o dólar como moeda de troca durante os anos em que os militares estiveram em Natal, o que permitiu o início do avanço urbano da cidade.

Em contraste a essa influência americana, tem-se a Natal que não deixou de ser nordestina. Suas tradições culturais são marcadas pela diversidade de influências portuguesa, africana e nativa, os eventos populares vão de vaquejadas a procissões, e de danças típicas como o Bumba-meu-Boi, quadrilhas estilizadas, a Congos de Guerra e Pastoril.

A cidade atrai um grande contingente de turistas, devido aos mais de 10 km de praias de água morna e areia branca, além das dunas que cercam a região de beleza espetacular e pelo calor que o povo Natalense dispõe aos seus visitantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s